sexta-feira, 3 de julho de 2009

O Anónimo e o Pseudónimo




A insólita história de dois amigos…

…no diálogo do anonimato…
- Então conta-me lá Anónimo, porque razão não assinas? …não te identificas?
- Não quero revelar o meu nome! E tu Pseudónimo, porque te escondes por detrás de um nome?
- Bem, as minhas razões podem ser diversas: insegurança de principiante que não quer ver a sua obra julgada pela crítica, insegurança pelo arrojo da obra criada ou um simples capricho artístico! Agora tu Anónimo… és quase sempre, um ser atormentado! …digo eu!
- Estás armado aos cágados Pseudónimo? …Bem te posso chamar de frustrado, estás sempre prevenido, escondido pela insegurança de uma negação! …ou não!
- Se eu vir bem a coisa, tu Anónimo é que vais acabar preterido e esquecido! Apesar de viajares por essa internet fora, um belo terreno fértil para ti, para as tuas insinuações e difamações, vives na intensa expectativa de causar perturbações que podem ser boas e excitantes ou odiosas! Nunca chegarás a meus pés!
- Gajos como tu são uma pura perda de tempo para um Senhor como eu, és sim uma enorme satisfação para quem se julga tal como tu um grande intelectual! Eu sou o alvo da inveja de muitos, …ai Pseudónimo queres é acrescentar uns pontos à tua auto-estima!
- Senhores como tu? Desculpa Anónimo, nem direito tens a ser um Senhor! Porque tu não és nada, como te disse és esquecimento, e quando consegues ser inconveniente, nada difícil para ti, um simples delite acaba contigo!!!
- É certo, mas eu tenho a vantagem de saber que vou causar sempre sensação, boa ou má, nem que seja por um micro-segundo, pois sou eu! O Anónimo da Silva!
- É certo, mas eu não sou uma mudança total ou uma ausência de nome! Sob o aspecto jurídico sou tutelado pela lei, quando tenha adquirido a mesma importância no nome oficial, nas mesmas modalidades que defendem o direito ao nome. Historicamente, muitos autores e escritores usaram pseudónimos porque sempre criticaram lideranças políticas em tempos difíceis, como ditaduras militares. Era uma forma de publicar as obras sem ser preso, torturado ou até morto!
- Olha, no fundo e apesar dos teus desapontamentos, gosto de ti, e ficas a saber que o meu Pseudónimo é “Anónimo”!
- Sim, compreendo-te, porque é no anonimato que criei o Pseudónimo!

3 comentários:

Anónimo disse...

olá picos. às vezes parece-me q n sabes o q estás a escrever. espero q a 'stand-up comededy' n seja a prósito de alguma boca q tenha deixado por aí no teu site. tb sou o unico gajo q vem ao teu quintal deixar postas anónimas. mas isso n é motivo para picoses, pois não? prá proxima ponho a máscara.

xau, beijos no pipi

"Picos" disse...

Meu querido Anónimo, eu é que sou a picos e tu é que te picas? Ou enfias o carapuço?
Hummm, olha não sei se és UM e o meu único anónimo, (pois não se identificam com anónimo 1; anónimo 2 etc.), de qualquer das formas nunca delitei nenhum comentário, pois até agora nunca foi necessário confesso.
Quanto ao texto foi uma brincadeira com o meu amigo Gougamela em conversas sobre a temática anónimos, quanto às definições de anónimo e pseudónimo fui tirar à net (é bom que se diga porque se não a XUXU salta-me em cima LOL), e a um ou outro blog de conhecidas que sofrem com os seus anónimos. E pronto era só um textinho pateta de fim-de-semana.
Espero que não te inibas e volta sempre aqui ao meu T0, olha e vê lá tu que eu não sabia que tinha um quinta… é que é uma coisinha que eu gostava tanto de ter…
Beijoka

Anónimo disse...

olha picos fiquei a agurdar com ansiedade a tua resposta. foi um grande peso q me tiras-te de cima.

beijitos e tal deste anónimo qq.