sábado, 29 de novembro de 2008

PROF´s... puff


Nem sei que vos diga… se serei ingénua ou mesmo imbecil de todo!
Só mesmo um justiceiro de B.D poderia minimizar a minha raiva de hoje!
Vou-vos contar… tentarei abreviar, porque já tenho quem diga que os meus Post não são Post próprios de blog, mas sim verdadeiras dissertações dignas dos antigos testes de liceu, sim dos antigos, onde os alunos ainda escreviam palha e conseguiam favorável classificação, infelizmente estes de hoje nem se dão ao trabalho de empalhar, primeiro dá trabalho, segundo é uma seca ter de pegar na esferográfica mais de 10 minutos, por último é mesmo muito aborrecido pensar! (arrisco em dizer, que pena têm agora os professores, deixaram de poder avaliar no mínimo a criatividade para infelizmente vislumbrarem a vaga existência!)
Pois bem, para começar tinha hoje uma dinossaura na sala de professores a perguntar se eu iria aderir à greve, isto pela simples razão que ela no seu actual posto de D.T (- Directora de Turma -coisinha que ela já não sabia o que era à anos), gostaria de informar os seus alunos de quinto ano, tratados como bebés, da presença ou ausência dos seus vários professores. Respondi de uma forma ingénua que ainda não sabia… a cara da senhora que se apresentava de início aparentemente tranquila, virou anil esquálida e naquele instante desatou numa gritaria para a população da sala em geral e cinicamente articulou de como era possível alguém ainda não saber... Salivando a olhos visto, de tal forma que quando fechou a boca mais parecia um boxer com neve aos cantos da boca! Então??? …mas estás de acordo com esta avaliação? É isso? Por respeito à Sra. Professora Luís XV, dignei-me a pensar se lhe responderia a bem ou a mal, mas como não cheguei a nenhuma conclusão dentro do tempo que me era razoavelmente permitido, respondi à extremosa criatura que me olhava fixamente nos olhos, de forma cinicamente acentuada... e saiu-me por graça, que só agora e embora na minha maneira de ver já tardiamente, pois continuando eu em doze anos de serviço a ser uma reles contratada, finalmente não tenho que me preocupar com os afazeres de uma D. T que agora, e só agora, tem para além de assumir os cargos que lhe compete, se mostrar preocupada e dedicada. Sorri e disse-lhe que não! Não vou aderir à greve!
(Desde já e mais uma vez afirmo em qualquer situação que não sou a favor desta forma de Avaliação, mas sim a favor DA AVALIAÇÃO, reveladora de justiça e coerência, com os princípios básicos do que é, e como é educar, sustentada na verdade e na razão do que realmente é importante e não teatralizada para esconder como o fantasma da ópera, o que é mais do que óbvio, a estratégia economicista deste nosso governo.) Serei imbecil? ,,,,,,?


Sem comentários: