sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Escritos no calor

Pico 5
Agosto
A-gosto…
Como escrever a beleza, deste que é, o nosso país? Sinto-me burra! Fico burra!
Conduzimos o ano a sonhar com as férias, com destinos magníficos, a ignorância cega o paraíso que é aqui! Monumentos de beleza natural, cheiros, gentes e cultura! Tradições gastronómicas, animação comunitária, patrimónios sem fim.
Uma mini maratona! A começar fiquei instalada na casa Aido Santo, Turismo Rural (até à data, não sabia como era fantástico) na zona de Oliveira de Frades, depois sim, a correr fui ao Festival Altitudes, assistir à 12ª Edição do Teatro Regional da Serra de Montemuro, concelho de Castro Daire, onde ri sem pausa com o grande artista Khalid K, percussionista, cantor, músico, contador de histórias. Com ele fiz uma viagem à volta do mundo, para um universo sonoro e visual singular, sem palavras mas de uma forma única. Adorei a Serra, surpreendeu-me o espectáculo!
No dia seguinte foi um vê se te avias que o tempo urge! Uma passagem por Lamego; Régua; Pinhão; São João da Pesqueira; Vila Nova de Foz Côa; Pocinho; Moncorvo e paragem para almoçar em Carniçais, onde comi a melhor carne da minha vida (eu que a evito), não resisti a come-la! A melhor posta de Mirandela, a faca caia sobre o naco bem alto cortando-o como a manteiga, saí do Restaurante “O Artur” com mais uns dois kg no lombo. Seguimos viagem para Freixo de Espada a Sintra e descemos à soberba praia fluvial da Congida, onde apanhamos o barco e fizemos uma viagem de três horas pelo rio Douro, que grandiosa visão de natureza. Novamente em terra, passagem por Barca D´Alva; Escalhão; Figueira de Castelo Rodrigo e Almeida, onde fiquei atónita com as duplas muralhas em estrela, sem palavras, ali tenho de voltar! Seguimos viagem em direcção a Vouzela jantando na Quinta das Delícias numa terrinha de nome Santiaguinho. O jantar? Bolas, francamente Delicioso!
“ Não se nega cumprimento a ninguém! Mas na minha mesa só se senta quem eu quero!”
Ditado Popular
Obrigado amigo Rã, por estas admiráveis maravilhas, jamais esquecerei tamanha beleza e excelente companhia!

Para ti que sei que és fã;

Sem comentários: