quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Todos Estivemos Feios!


Ninguém pediu mas registo a minha opinião. Uma opinião baseada no que vou lendo nas publicação dos jornais e mesmo nos comentários da rede social facebook sobre a manifestação de ontem, do que vi através dos olhos de operadores de câmara do que ouvi pela boca de outros ilustres e do que senti e vivi de forma não presencial mas emotiva.
Sei que sou uma pura gargantolas, que expresso o quanto me enerva na passividade de um povo de brandos costumes que fez uma “revolução romântica” aos meus dois anos de existência.
Onde eu estava no 25 de Abril? Provavelmente a comer uma papa Pensal feita a leite em pó. Sim, sou uma piegas, ainda que, com ânsias a inovadora morna que a nada me leva. Afinal ficou-me tatuado na pele de menina o quanto seria uma subjetiva contestatária, e esse efeito é bem pior que estar presa, porque nesta prisão os muros erguidos são a transparentes tijolos e de arame macio ornamentados. Certo é que não concordo com violência, alguns sabem, fecho os olhos no cinema a todas as cenas de agressão física e pergunto de dois em dois segundos, a quem me acompanha naquele escuro, se já os posso abrir. Imaginem no real. MEDO, muito medo.
Não quero, ou tento não estar em terra do santo ou em solo do pecador, mas sim no lado da “terra do nunca”, estivemos feios! E continuamos a o ser depois do rescaldo. As escadarias que leva ao edifício que é de todos estava já limpa ao raiar do sol, quem ali passasse nem percebia que existira greve geral entre os que limpam a cidade. Mas as opiniões, essas, nem sempre são limpas de espinhas. São opiniões de garganta, de quem acha ficar bem a agradar alguns ouvidos. Estivemos feios! Somos todos povo, ou será que os policias são do departamento das águias rapinas, os estivadores dos canídeos, os professores das aves noturnas, os desempregados parasitas das águas paradas e por aí a fora? Somos todos povo e povo lesado!
Sim é bonito ver a jovem gira agarrada em abraços meigos aos fardados azuis, é! Funcionou desta forma lírica? Claro que sim, um impacto apaixonante nas redes sociais, olha que coisa má linda! Os nossos olhos brilham, enchemos o peito de orgulho e fica por ali, um registo fotográfico para picar com um pionés num qualquer quadro de cortiça lá do trabalho!(para quem o tem). 
Ontem os paralelos voaram sem asas, se eram mulheres bonitas ou putos feios a dar-lhes credibilidade aeronáutica não sei. Sei que outros objetos ganharam igual elevação e muitas fotos foram sacadas para fazer história em registo fotográfico. Muitas hoje publicadas, algumas de uma beleza sem igual, a mais parecerem pinturas com sfumato renascentista. Funciona desta forma agressiva? Claro que sim, choca os nossos mais exonerados sentidos. Com alma ainda cai uma lágrima ao ver uma cabeça grisalha com mais de 70 primaveras tingida a púrpura, ou a cara assustada de uma criança que estava ali acreditada na força Herculeana do seu progenitor. Todos levaram! Todos Estivemos Feios! FOI FEIO.

1 comentário:

Filipe Verissimo disse...

Foi muito feio..sim..mas o povo nós todos precisamos de fazer mais...sou contra qualquer tipo de violencia, mas infelizmente,penso que só com alguma violencia esse país (leia-se governantes) vai acordar..tenho pena de não ter podido ser feio tb ai juntos dos feios todos !!